terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Espiritismo e Internet

A rede mundial de computadores encurta distâncias; dá acesso a uma gama inaudita de fontes para pesquisa, porém não substitui o estudo minucioso do conteúdo acessado, em todas as áreas do conhecimento, inclusive da Doutrina Espírita.


O que é

A Internet pode ser definida como um sistema global de redes interconectadas de computadores e vários outros tipos de equipamentos. É uma rede de redes, conectadas por tecnologias com ou sem fio, eletrônicas ou ópticas [1].

Os protocolos que deram origem aos atualmente utilizados iniciaram na década de 1960. Houve uma série de avanços nesses protocolos e na tecnologia durante os anos 1970 e 1980, e, com a sua expansão, a Internet exerceu grande impacto na cultura a partir dos anos 1990.

Estima-se que, em meados de 2012, havia, no mundo, mais de dois bilhões e quatrocentos milhões de usuários da Internet [2]. Destes, mais de oitenta e três milhões encontram-se no Brasil [3]. Notemos, por tais números, a responsabilidade com que se deve postar conteúdo na rede: o que escrevemos pode atingir — e efetivamente atinge — um contingente de várias dezenas a vários milhões de pessoas.


Visualização de caminhos de roteamento através de uma porção da Internet. Fonte: Wikipedia [1]. Créditos: The Opte Project [4].


Análise responsável

A facilidade e rapidez com que se encontram dados — embora não necessariamente informações — na Internet pode trazer efeitos indesejáveis, como a presunção de se poder saber tudo sobre tudo com apenas a digitação de uma palavra em um mecanismo de procura e um clique em qualquer um dos links dos resultados da busca, como se todos fossem absolutamente confiáveis.

A benfeitora Joanna de Ângelis, a esse respeito, pondera com sabedoria, em livro lançado trinta anos atrás, época na qual os computadores ainda não eram tão populares:

“Observando as pessoas, tens a impressão de que, nestes dias da Informática, todas se encontram esclarecidas e orientadas a respeito da vida. (...)
Ocorre que as informações que mais se transmitem, raramente são corretas. Elaboradas para atender a determinadas faixas, carregam condicionamentos psicológicos que devem atingir finalidades específicas. Servindo a interesses mui especiais não visam esclarecer nem libertar consciências. (...)” [5]

Muito do que se publica na Internet carece de revisão e, não raro, carece também de objetivos nobres, como seria o da instrução responsável da Doutrina Espírita. Não devemos acreditar cegamente nos dados aos quais temos acesso.


Dado e informação

Podemos entender dado como um conteúdo quantificável, compreensível e ao qual podemos ter acesso, mas não necessariamente analisado ainda, ao passo que informação é o dado processado, o qual permite a tomada de decisões e ações. Vejamos um exemplo:

  • Alguém pode nos dizer que agora são 15 horas. Não sabemos se a pessoa está com seu relógio marcando a hora certa, e esse número isolado não nos leva necessariamente a nenhuma conclusão;
  • Recebendo o dado sobre a hora; conferindo-o com uma fonte confiável e verificando, em nossa agenda, que nessa hora temos de nos dirigir a uma reunião na qual seremos úteis, o dado “15 horas” passou a ser confirmado e nos auxiliou em um plano de ação útil à nossa vida – o dado passou a ser uma informação.

De forma análoga:

  • Um texto que se diga espírita, ao qual tivemos acesso pela Internet ou qualquer outra fonte (visto em um livro ou panfleto; comentado na televisão ou por um amigo etc.), enquanto ainda não tiver estudadas consistência doutrinária, fonte e mérito, é apenas um dado;
  • Caso esse mesmo texto esteja em pleno acordo com os preceitos espíritas; traga esclarecimentos complementares ao entendimento de um ou mais temas e nos ajude a sermos pessoas mais esclarecidas e felizes, esse texto passou a ser uma iluminada informação.


O uso da Internet

A Internet complementa a interação pessoal; jamais a substitui.

Foi publicado, pela Federação Espírita Brasileira (FEB), o “Plano de Trabalho Para o Movimento Espírita Brasileiro (2013-2017)” [6], contendo diretrizes, os objetivos e as sugestões de projetos para promover e realizar o estudo, a divulgação e a prática da Doutrina Espírita. Na terceira de suas oito diretrizes, denominada “A Comunicação Social Espírita”, a FEB sugere, entre outras ações e projetos:

“Ampliação e fortalecimento da divulgação da Doutrina Espírita pela Mídia (Televisão, Internet, Rádio, Cinema, Jornal, Revista, Outdoor etc. Vide Manual de Comunicação Social Espírita. FEB. 2011).”

Verificamos, portanto, que a Federação Espírita Brasileira não apresenta oposição ao uso da Internet para a divulgação doutrinária responsável. Sendo assim, o que devemos publicar ou repassar, seja em um Blog, um site próprio, por e-mail ou por todos os meios de divulgação, da conversa ao livro?


Kardec nos dá o exemplo

Nunca podemos abrir mão da análise da consistência doutrinária, mérito, fonte e autorização para divulgação, antes de divulgar, por qualquer meio, todo e qualquer texto.

Na postagem intitulada “Examinai Tudo. Retende o Bem.”, neste Blog, pudemos verificar que Allan Kardec, o Codificador da Doutrina Espírita, demonstrou, na Revista Espírita de maio de 1863, ter encontrado mérito fora do comum para publicar apenas 100 de 3.600 textos que havia recebido. Essa postura é condizente com o ensino do Espírito Erasto, conforme lemos em “O Livro dos Médiuns”:

“Melhor é repelir dez verdades do que admitir uma única falsidade, uma só teoria errônea.” [7]

Publicando ou simplesmente comentando um texto, podemos vir a influenciar um número inimaginável de pessoas. Por dever de caridade com o próximo e com nossa milenar e imortal consciência, devemos nos esforçar para exercermos uma influência benéfica.

Estudemos, pesquisemos as fontes das mensagens e avaliemos o seu mérito, analisando-as preferencialmente em um grupo de estudos, antes de levá-las adiante, pela Internet ou qualquer meio de comunicação. Não sigamos linhas de pensamento como as abaixo:

  • “Repasso porque recebi” — no momento em que repassamos algum conteúdo, seja ele um texto, uma fofoca etc., tornamo-nos corresponsáveis pelo mesmo e pelas consequências que ele gerar.
  • “Não tenho tempo para conferir as mensagens; se alguém encontrar um problema, que alerte.” — a responsabilidade pela verificação da veracidade do que enviamos não é “dos outros”: é inteiramente nossa. Sobre a frequentemente alegada falta de tempo, Kardec recomenda, no livro “O Que É o Espiritismo”: “(...) quando nos falta o tempo para fazer conscienciosamente uma coisa, é melhor não fazê-la; é preferível produzir um só trabalho bom a fazer dez maus.” [8]
  • “O texto dizia que era do Chico Xavier e tinha umas fotos tão bonitas...” — imagens e músicas bonitas em uma apresentação são forma, e a forma não pode ser mais importante do que o conteúdo. Ademais, há centenas de textos atribuídos a pessoas de renome, como Chico Xavier, e que jamais foram escritas pelas mesmas. A conferência da fonte é imprescindível.

A divulgação responsável de todo conhecimento, incluindo a Doutrina Espírita, demanda estudo e dedicação. A facilidade de um clique de mouse para repassar um e-mail não nos deve induzir ao repasse de mensagens que possam levar muitas pessoas a entendimentos distorcidos e que as façam males que repercutirão em nossa consciência e em nosso planejamento dos próximos anos ou séculos.


Estudar não é ofender

Ao não aceitarmos de pronto uma mensagem, seja comentada verbalmente, seja em um e-mail, corremos o risco de ofender o remetente se nos propusermos a analisá-la primeiramente? Kardec nos orienta:

“(...) os Espíritos verdadeiramente superiores nos recomendam de contínuo que submetamos todas as comunicações ao crivo da razão e da mais rigorosa lógica.” [9]

O Codificador nos instrui, portanto, que Espíritos realmente evoluídos não apenas não se ofendem, como nos recomendam analisar as mensagens antes de as assimilarmos.


Orientações milenares

Os primeiros trabalhadores do Cristianismo já traziam, há dois milênios, orientações sobre a responsabilidade com o que se retransmite a partir dos dados a que temos acesso.

O Evangelista João recomendava, em sua primeira carta:

“Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai os espíritos, se vêm eles de Deus; porque muitos falsos profetas têm aparecido no mundo.” (1ª carta de João, 04:01)

A passagem acima ressalta como a interação saudável com o Plano Espiritual nada possuía de anormal ou místico (vide Números, 11:26-29; Marcos, 9:38-40 etc., passagens abordadas em nossa postagem “Mediunidade na Bíblia”, em nosso Blog). As palavras de João também demonstram que o contato irresponsável com a Espiritualidade era tão repreensível àquela época quanto o era por Moisés (vide Deuteronômio, 18:9-14; Levítico, 19:31 etc., também abordados em nossa postagem “Mediunidade na Bíblia”) e o é pela Doutrina Espírita (estudemos “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, por exemplo, no capítulo 21, item 7; capítulo 26, itens 8 e 9 etc.).

Estendamos o entendimento desse trecho da primeira epístola de João, considerando que não podemos acreditar cegamente em nenhum Espírito, inclusive nos encarnados. Todos os dados que recebemos devem passar por um estudo criterioso, antes de os podermos repassar de forma responsável.

Consideremos, também, o significado da palavra profeta, utilizada por João Evangelista. Em seu sentido original, profeta significa, simplesmente, porta-voz (vide postagem “Falsos Cristos, falsos profetas e seus seguidores”, neste Blog). Um falso profeta é, assim, quem afirma um conjunto de valores, mas efetivamente segue outro. Sejamos, portanto, porta-vozes de mensagens positivas e coerentes com o nosso credo.

Paulo de Tarso, um dos maiores divulgadores da mensagem do Cristo, também traz preciosas orientações:

“Não extingais o Espírito, não desprezeis as profecias; mas examinai tudo, retende o bem; abstende-vos de toda a forma do mal.” (Primeira Carta de Paulo aos Tessalonicenses, 05:19-22)

O apóstolo dos gentios, em poucas palavras, nos recomenda não vivermos apenas em função dos valores materialistas; não ignorarmos os porta-vozes de mensagens elevadas; estudar — e não aceitar irracionalmente — o que nos chegar de dados e assimilarmos o que estiver de acordo com a Lei Divina, abrindo mão de tudo que faça mal a nós e aos nossos semelhantes.


Comunicação cristã

Independente de termos uma semana ou 70 anos de estudo espírita, tudo o que nós dissermos, escrevermos ou encaminharmos certamente influenciará pessoas, sejam elas de nosso círculo de amizades, sejam elas desconhecidas e residentes a milhares de quilômetros.

Uma comunicação cristã traz o foco no diálogo fraterno, contendo mensagens de cunho positivo, focando no caminho a seguir, e não no caminho a temer. Noticiemos, de forma responsável, o Movimento Espírita; há eventos que nada têm de espíritas, ainda que o digam sê-lo. Colaboremos na divulgação e estudo responsáveis da Doutrina Espírita — todos podemos fazê-lo.

Muita gente diz estar “há poucos anos” frequentando Casa Espírita e, por isso, não sabe ou pode fazer nada ainda, já que ainda não recebeu orientação sobre sua vocação. André Luiz traz conclusão diferente a esse respeito:

“Não viva pedindo orientação espiritual, indefinidamente. Se você já possui duas semanas de conhecimento cristão, sabe, à saciedade, o que fazer.” [10]

O texto que enviarmos pode ser recebido como uma referência pelo destinatário, pois ele pode saber que frequentamos um Centro Espírita — mesmo que há apenas uma semana — e, portanto, devemos saber o que estamos falando. Sempre somos responsáveis pelo que falamos, escrevemos ou encaminhamos.


Situações que merecem atenção

Circulam, pela Internet, dezenas de mensagens apócrifas (que não são do autor a que se atribui) e de textos que se dizem espíritas, mas que não se sustentam pelos preceitos das obras de Allan Kardec. Esses textos e padrões de mensagens se repetem ao longo dos anos; por isso, é importante reconhecê-los. Vejamos alguns exemplos:

  • Mensagens, alegadamente de autores famosos, prevendo catástrofes e/ou aproximação de planetas de vibração negativa e alegando confirmação por entidades científicas. Nosso mundo não está involuindo! A Terra também recebe grande influência de mundos mais evoluídos. A Lei do Progresso impele pessoas e mundos sempre no sentido da sua melhoria; basta comparar a situação da Terra em relação a 1.000 anos atrás. Por isso, Espíritos evoluídos não trazem mensagens deprimentes, difundindo valores como a piora de nosso planeta, pois isso não procede;
  • A respeito dos presságios relatados acima, leem-se vários destes com detalhes de datas, notoriamente sobre eventos como cataclismos, referindo Espíritos de renome como os autores das previsões. Esse tipo de mensagem não é avalizada pelo estudo doutrinário. Allan Kardec ressalta, em “O Livro dos Médiuns”: “A previsão de qualquer acontecimento para uma época determinada é indício de mistificação.” [11]
  • Perfis falsos em redes sociais. Por exemplo: na rede social Facebook, encontram-se “perfis” do conferencista e médium Raul Teixeira. Em seu site (http://www.raulteixeira.com.br/), o próprio Raul, em julho de 2011, esclareceu não ter nada no Facebook. É muito fácil criar um perfil com qualquer nome em uma rede social. Tenhamos atenção para com quem seguimos; o uso de uma identidade falsa, em si, já levanta suspeitas sobre o que será veiculado de mensagens;
  • Textos modificados, com omissões e inclusões de textos em relação ao original. Muitos textos espíritas encontrados na Internet foram digitados por voluntários dedicados, mas que nem sempre contam com uma equipe na qual alguns digitam e outros conferem os textos com os livros originais. Seja por simples engano, seja com interesses escusos, muitos textos encontrados na Internet são diferentes dos originais. Recomendamos não utilizá-los sem antes conferirmos dois aspectos: se estão idênticos aos livros e se não há restrição à sua reprodução;
  • Ataques pessoais a vultos do Espiritismo, frequentemente sem nenhuma base além de suspeitas e boatos. Não devemos ver as pessoas, inclusive os grandes trabalhadores do Movimento Espírita, como santas ou intocáveis; tampouco, porém, devemos dar atenção ao primeiro boato infundado do polemista do momento. Desserviços assim não ocorrem apenas no meio espírita: foram lançados até livros e filmes acusando Madre Teresa de oportunismo e corrupção!


Não alimentemos polêmicas

Polemistas profissionais desejam tomar tempo e energia dedicáveis ao Bem. São pessoas que ainda consomem todo seu tempo e raciocínio a encontrar defeitos nos trabalhos alheios, sem sobrar tempo e energia para buscar fazer algo em prol do bem.

Novamente seguindo o conselho de Paulo de Tarso na Primeira Epístola aos Tessalonicenses, ouçamos as críticas e assimilemos aquelas que sejam construtivas e nos apontem oportunidades de melhoria, sem trazermos para nosso mundo íntimo o lodo das palavras ácidas e inúteis.

Kardec afirma, em “Obras Póstumas”, que a Doutrina Espírita,

“Querendo ser aceita livremente, por convicção e não por constrangimento, proclamando a liberdade de consciência um direito natural imprescritível, diz: Se tenho razão, todos acabarão por pensar como eu; se estou em erro, acabarei por pensar como os outros. Em virtude destes princípios, não atirando pedras a ninguém, ela nenhum pretexto dará para represálias e deixará aos dissidentes toda a responsabilidade de suas palavras e de seus atos.” [12]

Não desperdicemos tempo e energia em debates com seguidores de outras religiões, e mesmo com ateus, para descobrir “quem está com a razão”. Quando perseguimos a resposta a essa inútil pergunta, estamos em busca de quem é o melhor ou o maior, tema muito bem esclarecido por Jesus e relatado pelo evangelista Lucas. Estêvão, um dos cristãos da primeira hora, em debate com Saulo de Tarso antes de sua conversão ao Cristianismo, também traz importante conselho sobre os debates improdutivos, conforme Emmanuel nos relata no livro “Paulo e Estêvão”:

“Jesus teve a preocupação de recomendar a seus discípulos que fugissem do fermento das discussões e das discórdias. Eis por que não será lícito perdermos tempo em contendas inúteis, quando o trabalho do Cristo reclama o nosso esforço.” [13]


Concluindo...

Não fazemos ideia do alcance daquilo que dizemos ou de nossa influência sobre as pessoas. Façamos com que seja uma influência positiva.

Revisemos previamente, em relação ao original, os textos que pretendemos divulgar — seja por e-mail, em uma rede social, Blog, verbalmente, por escrito etc.

Ao encaminhar e-mails, utilizemos cópia oculta para não expor os endereços dos destinatários; não enviemos anexos grandes e procuremos seguir as demais regras de boa convivência da Netiqueta.

Não repassemos trechos de livros, imagens, áudios etc. que informem ter sua reprodução proibida.

Estudemos a Doutrina Espírita em grupo. Ainda não sabemos tudo; podemos deixar passar algum ponto errôneo que outro colega de estudos não deixará.

Há centenas de bons livros para lermos. Em vez de procurar o que ler de texto espírita apenas pela Internet, consultemos a biblioteca do Centro Espírita mais próximo de nossa residência ou local de trabalho.

Joanna de Ângelis recomenda, na mesma mensagem citada anteriormente:

“Aplica bem o tempo de que disponhas, quando a serviço da Mensagem.
Não desperdices oportunidade.
Elucida alguém, quando não o possas fazer a muitos.
O importante é a contribuição, modesta que seja, à obra da libertação espiritual.” [5]

Finalizamos com o sábio aconselhamento de Emmanuel, em mensagem frequentemente encontrada pela Internet com seu texto alterado do original:

“(...) trabalha para que a Doutrina Espírita lhes estenda socorro oportuno. Para isso, estudemos Allan Kardec, ao clarão da mensagem de Jesus-Cristo, e, seja no exemplo ou na atitude, na ação ou na palavra, recordemos que o Espiritismo nos solicita uma espécie permanente de caridade — a caridade da sua própria divulgação.” [14]


Leia também, neste Blog, as postagens “Os opositores da Doutrina Espírita”, “‘Pequenos’ Erros”, “Examinai Tudo. Retende o Bem.”, “Falsos Cristos, falsos profetas e seus seguidores”, “Mediunidade na Bíblia” e “Lei do Progresso”.


Bons estudos!
Carla e Hendrio


Referências:
[1] Wikipedia. Termo pesquisado: Internet. Disponível em http://en.wikipedia.org/wiki/Internet. Acesso em 05 de janeiro de 2013.
[2] Internet Users in the World; 2012-Q2. Disponível em http://www.internetworldstats.com/stats.htm. Acesso em 05 de janeiro de 2013.
[3] Internet Stats and Telecom Market Report for Brazil. Disponível em http://www.internetworldstats.com/sa/br.htm. Acesso em 05 de janeiro de 2013.
[4] The Opte Project. Disponível em http://www.opte.org/. Acesso em 05 de janeiro de 2013.
[5] FRANCO, Divaldo P. “Otimismo”. Pelo Espírito Joanna de Ângelis. 2.ed. Salvador, BA: Livraria Espírita Alvorada, 1983. Capítulo 38 (“Pregando sempre”).
[6] Federação Espírita Brasileira. “Plano de Trabalho Para o Movimento Espírita Brasileiro (2013-2017)”. Disponível em http://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/11/Plano-de-Trabalho.pdf. Acesso em 13 de janeiro de 2013.
[7] KARDEC, Allan. “O Livro dos Médiuns”. 55.ed. Rio de Janeiro, RJ: FEB, 1987. Segunda parte, capítulo XX, item 230.
[8] KARDEC, Allan. “O Que É o Espiritismo”. 26.ed. São Paulo, SP: LAKE, 2001. Capítulo I. Primeiro diálogo — O crítico.
[9] KARDEC, Allan. “O Livro dos Médiuns”. 55.ed. Rio de Janeiro, RJ: FEB, 1987. Segunda parte, capítulo X, item 136.
[10] XAVIER, Francisco C. “Agenda Cristã”. Pelo Espírito André Luiz.  2.ed. de bolso. Rio de Janeiro, RJ: FEB, 1998. Capítulo 18 — “Lembranças úteis”.
[11] KARDEC, Allan. “O Livro dos Médiuns”. 55. ed. Rio de Janeiro, RJ: FEB, 1987. Segunda parte, capítulo XXIV (“Da identidade dos Espíritos”), número 267, item 8.
[12] KARDEC, Allan. “Obras Póstumas”. 25.ed. Rio de Janeiro, RJ: FEB, 1990. Segunda parte. “Constituição do Espiritismo”, § II — “Dos cismas”.
[13] XAVIER, Francisco C. “Paulo e Estêvão”. Pelo Espírito Emmanuel. 20.ed. Rio de Janeiro, RJ: FEB, 1993. Capítulo V — “A pregação de Estêvão”.
[14] XAVIER, Francisco C. e VIEIRA, Waldo. “Estude e Viva”. Pelos Espíritos Emmanuel e André Luiz. 6.ed. Rio de Janeiro, FJ: FEB, 1986. Capítulo 40 — “Socorro oportuno”.