domingo, 31 de janeiro de 2010

Lei do Progresso

Bombardeados por noticiários, algumas vezes podemos imaginar se a humanidade está mesmo evoluindo e se há possibilidade de regressão nos níveis evolutivos alcançados.

Consultando as obras básicas, inicialmente pelo Livro dos Espíritos, verificamos que Kardec teve o mesmo pensamento, registrando-o à questão de número 784, qual seja:

“‘Bastante grande é a perversidade do homem. Não parece que, pelo menos do ponto de vista moral, ele, em vez de avançar, caminha aos recuos?’ Resposta: ‘Enganas-te. Observa bem o conjunto e verás que o homem se adianta, pois que melhor compreende o que é mal, e vai dia a dia reprimindo os abusos. Faz-se mister que o mal chegue ao excesso, para tornar compreensível a necessidade do bem e das reformas.’”

Corrobora esse pensamento a observação de que a História conta episódios de extrema brutalidade vigendo por enorme porção da população do planeta, como, por exemplo, entre os anos 980 e 1040, conforme narrado pelo cientista Camille Flamarion em sua obra “O Fim do Mundo”, capítulo 6 (“a crença no fim do mundo através dos tempos”). Outras duas citações embasam esse raciocínio, abaixo.

“O Livro dos Espíritos”, comentários à questão 785:
“Há duas espécies de progresso, que uma a outra se prestam mútuo apoio, mas que, no entanto, não marcham lado a lado: o progresso intelectual e o progresso moral. (...) Muito falta para que o segundo se ache no mesmo nível. Entretanto, comparando-se os costumes sociais de hoje com os de alguns séculos atrás, só um cego negaria o progresso realizado.”


“Obras Póstumas”, 1ª parte, capítulo “As aristocracias”, em comentário sobre a assertiva de que “o mal domina sobre a Terra”:
“Quem ousará dizer que o bem nunca o sobrepujará? Os costumes e, por conseguinte, as instituições sociais, não valem cem vezes mais hoje do que na Idade Média? Cada século não se assinala por um progresso? Por que, então, a Humanidade pararia, quando ainda tem tanto que fazer? (...) Digamos, antes de tudo, que os bons, na Terra, não são absolutamente tão raros como se julga; os maus são numerosos, é infelizmente verdade; o que, porém, faz pareçam eles ainda mais numerosos é que têm mais audácia e sentem que essa audácia lhes é indispensável ao bom êxito. Os bons, ao contrário, não fazem alarde das suas boas qualidades; não se põem em evidência, donde o parecerem tão pouco numerosos. Pesquisai, no entanto, os atos íntimos praticados sem ostentação e, em todas as camadas sociais, deparareis com criaturas de natureza boa e leal em número bastante a vos tranquilizar o coração, de maneira a não desesperardes da Humanidade. Depois, cumpre também dizê-lo, entre os maus, muitos há que apenas o são por arrastamento e que se tornariam bons, desde que submetidos a uma influência boa.”


O estado evolutivo de um planeta é o estado evolutivo de seus habitantes (http://licoesdosespiritos.blogspot.com/2009/07/muitas-moradas.html). Outrossim, a Ciência afirma que o observador influi no fenômeno observado. Trabalhemos, portanto, em prol de nossa melhoria moral, e assim modificaremos quaisquer influências perniciosas, sejam elas externas, as quais estão nas mãos de Deus, sejam elas de nós mesmos, sob nossa incumbência dirimir.

Encerramos nossa breve análise com alguns trechos da mensagem psicofônica abaixo, do Dr. Bezerra de Menezes, através do médium Divaldo Franco, em 13/09/2009, no encerramento da 56ª Semana Espírita de Vitória da Conquista (http://uevc.com.br/mensagens_ver.php?cod=26):

“(...) Não nos deixemos fixar nas trevas densas deste momento que tomou conta do Planeta. Acendamos a luz do amor e ela se transformará em uma estrela de primeira grandeza em torno da qual girarão os sentimentos de todas as criaturas.

Olvidemos, no momento, os desafios que nos agridem, as dificuldades que nos entorpecem, as angústias que nos empurram para o abismo da depressão e abramos as comportas da irrestrita confiança em Deus. A barca terrestre não se encontra à matroca. Jesus, o Nauta Divino, condu-la com segurança na direção do porto da paz.

Irmãos e filhos da alma, contribuí com a mínima cota que seja para que mais rapidamente se instale esse dia de luz pelo qual todos anelamos. Esqueçamos queixas e recriminações, animosidades e suspeitas, e pensemos em sintonia com o Mestre incomparável, porque somente o amor permanece quando tudo deperece. Em vossas mãos, em vossa fé raciocinada, em vossa conduta, estão as diretrizes seguras do mundo melhor que deve ser instalado nas fronteiras do lar. Vossos guias espirituais, os Espíritos Nobres, reencarnando-se em massa neste momento de alta significação para a construção da era nova, pedem-vos paz, iluminação, fraternidade e amor. (...)”


Leia também, neste blog, as postagens “Espiritismo e Internet” e “Família Espiritual”.


Bons estudos!
Carla e Hendrio