segunda-feira, 14 de maio de 2007

Instrumento Mediúnico

No esforço de cooperar com os Prepostos de Jesus, no socorro de irmãos enfermos do Mundo Invisível e aos atormentados do carreiro humano, não se deve descurar das responsabilidades que cabem a cada um.

Compreendendo-se transe mediúnico como um processo de ligação psicoelétrica, baseada na estrutura do sistema nervoso central e nas diferentes propriedades do corpo perispiritual, é notória a participação do ser humano, como um todo, a fim de que tudo ocorra dentro dos níveis de maturidade e engrandecimento que se fazem necessários.

*

O cirurgião atenderá à cirurgia, previamente marcada, a fim de socorrer o paciente necessitado. Porém, se esse paciente não se impuser as disciplinas devidas, orientadas pelo profissional, não poderá aguardar bom êxito do empreendimento médico, e, certamente, estará correndo riscos imprevisíveis que seriam desnecessários.

O engenheiro calculará todo o material a utilizar-se em importante construção, para o progresso coletivo e para o benefício geral. Entretanto, se os empregados utilizarem material de má qualidade, fora das especificações, e não respeitarem as bases calculadas e as normas prescritas, não se queixarão, mais tarde, dos prejuízos conseguidos ou dos desastres havidos em função da incúria.

O professor tudo fará pelo aprendizado do aluno, orientando estudos, indicando literaturas, acompanhando-lhe os passos na esfera dos seus conhecimentos e habilidades. No entanto, se o discípulo se apresenta negligente, irresponsável à frente das lições com que deveria se ilustrar, não poderá admirar-se das reprovações nem dos processos de dependência, que o impedirão de avançar.

Em mediunidade dá-se algo muito similar.

Os Irmãos do Infinito recomendam cuidados e disciplinas, reflexão e estudo, vivência sã e bom senso, a fim de proporcionar excelentes ocasiões de bom atendimento, com o Cristo, bem como dando oportunidade ao próprio crescimento do intermediário encarnado. Mas, se tais sugestões não forem atendidas, se o medianeiro não se dá ao trabalho do brunimento próprio, estudando para melhor compreender, meditando, a fim de conhecer o próprio íntimo, não se poderá queixar da faixa de tormentos em que se fixará, nem deverá evocar proteção superior se, ao seu turno, deixa-se à matroca, aconselhando-se com a preguiça e a intemperança que são, entre outros fatores, portas abertas às obsessões.

Todo e qualquer médium é responsável pela qualidade do fenômeno que veicula.

Assim, na tua movimentação diária, ouvirás sobre todos os assuntos e temas que chegarão aos teus ouvidos por meio de conversas variadas e noticiários, agradáveis uns, enfadonhos outros, infelizes muitos. Entretanto, procurarás selecionar os elementos que te possam enriquecer o entendimento das coisas, deixando em plano secundário, quando não os consigas esquecer, tudo que te possa perturbar a mente, considerando os teus compromissos psíquicos.

Recolherás na retina as imagens variadas do cotidiano. As cenas grotescas da violência nas ruas; a crueza da indiferença e do desrespeito em muitos setores de atendimento público; os rituais apelativos do erotismo nas bancas de revistas e jornais, nos gestos e nas vestimentas; a miséria que habita sarjetas e guetos infectos quanto os excessos dos que exibem poder e pompa, em pleno delírio da vaidade. Saberás classificar cada quadro e seus matizes a fim de que não te aturdas, nem te desequilibres, embora nem sempre te possas evadir dos constrangimentos e indignações compreensíveis na tua experiência humana, mas que deverás controlar pensando na interferência perturbatória que poderás sofrer em teus deveres psíquicos.

Viverás os conflitos do próprio íntimo, perante as circunstâncias mais diferentes. À medida que passem os dias, buscarás aprofundar o conhecimento de ti mesmo, evitando que tais embates, entre os valores e os desvalores da alma, provoquem desarmonias nas experiências do psiquismo sob tua responsabilidade.

Desse modo, os comunicantes espirituais poderão ser alucinados de dor ou de revolta, poderão estar embotados pela amargura ou se encontrar em explosões de violência, porque o médium contará com a possibilidade da vigilância, procurando filtrar devidamente, coerentemente, o comunicado de que se vê instrumento, em virtude dos exercícios de organização mental e disciplina moral que realiza todos os dias, na pauta da sua atividade humana.

*

Muitos são os que procuram informações quanto aos modos pelos quais se poderá melhor desenvolver a mediunidade, ou educá-la, para servir com maior proveito. É necessário se entenda, nesse caso, que à medida que o indivíduo com deveres mediúnicos se renova e se amplia, como criatura humana, quanto mais se aprimora como ser, mais conhecendo, mais amando, mais sentindo e sendo melhor pessoa, obviamente suas características mediúnicas, sejam quais forem, igualmente se desenvolverão.

Não há milagres sob os Céus. Tudo é fruto de ingentes esforços, de árduos trabalhos em prol da evolução desejada.

Quando te ponhas no labor da mediunidade, saibas que os pruridos de inarmonia que te visitem, vindos do exterior, os excessos de que sejas veículo ou as impropriedades morais às quais te acomodes, correrão por tua conta, uma vez que o Senhor te confia os talentos mediúnicos para que, sabendo usa-los para o teu e para o bem de todos, faças-te cooperador consciente e digno da construção do Reino de Luz a ser inaugurado na Terra, logo mais, com a tua participação efetiva.

Camilo

Bons estudos!
Carla e Hendrio

Referência:
TEIXEIRA, J. R. "Correnteza de Luz", pelo Espírito Camilo. Niterói, RJ: Fráter, 1999, cap. X, referência ao item 216 de O Livro dos Médiuns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Divida conosco seus estudos e opiniões!