sexta-feira, 18 de junho de 2010

Considerações sobre o Aborto Espontâneo

Será que uma gestação interrompida devido a abortamento não induzido ou involuntário deve ser vista necessariamente como uma frustração para os pais e para o Espírito cujo corpo denso fora abortado? Uma doença congênita, que leve o reencarnante a óbito nos primeiros dias de nascimento ou mesmo durante a gestação, decorre de “falta de sorte genética”? Quando começa o planejamento reencarnatório: quando o Espírito é efetivamente ligado ao feto após a fecundação da célula-ovo, ou antes disso?

Pouquíssimo sabemos dos desígnios divinos, e menos ainda sabemos da história de vidas de cada um dos bilhões de seres, encarnados e desencarnados, que habitam a Terra, inclusive a nossa própria história pessoal de incontáveis existências corpóreas, neste planeta e em outros orbes antes deste. Incorreto é, portanto, fazerem-se generalizações. Verifiquemos as orientações dos Espíritos da falange do Consolador, bem como exemplos em obras espíritas subsidiárias, e tracemos algumas hipóteses, cônscios de nosso limitado alcance acerca da justiça de Deus.


Consciência, perispírito e enfermidade

Encontramos, à questão 166 de “O Livro dos Espíritos”, que uma alma que não alcançou a perfeição durante a vida corpórea, se depura pela prova de nova existência. A Doutrina Espírita ensina que o corpo físico é modelado por uma estrutura semimaterial, denominada perispírito. Diversas passagens da Codificação Espírita no-lo indicam, como, por exemplo, em “O Livro dos Espíritos”, à questão 135 e no item 257 (“Ensaio teórico da sensação nos Espíritos”). O que nossa consciência carrega de ações mais ou menos felizes impacta essa estrutura semimaterial, por isso há impacto, também, no corpo físico. Danos ao perispírito, muitas vezes, demandam diversas etapas de interação com a matéria densa, para serem sanados. Pode-se comparar o processo a um enxerto de pele ou osso em uma lesão, no qual sejam necessárias diversas operações, cada uma efetuando um passo adiante na reconstituição do dano. A duração nessas internações na matéria varia com a necessidade, podendo ser de vários anos após o nascimento a poucas horas de gestação, visando a um melhoramento no modelador biológico do Espírito em tratamento. Relevante é perceber que mesmo uma curta gestação, aparentemente fracassada em um aborto espontâneo, pode trazer enormes benefícios a um Espírito em processo de reconstituição de seu perispírito.

André Luiz orienta [1], a esse respeito: “Na Espiritualidade, os servidores da Medicina penetram, com mais segurança, na história do enfermo para estudar, com o êxito possível, os mecanismos da doença que lhe são particulares. Aí, os exames nos tecidos psicossomáticos com aparelhos de precisão, correspondendo às inspeções instrumentais e laboratoriais em voga na Terra, podem ser enriquecidos com a ficha cármica do paciente, a qual determina quanto à reversibilidade ou irreversibilidade da moléstia, antes de nova reencarnação, motivo por que numerosos doentes são tratáveis, mas somente curáveis mediante longas ou curtas internações no campo físico, a fim de que as causas profundas do mal sejam extirpadas da mente pelo contato direto com as lutas em que se configuraram.”

O mesmo autor espiritual apresenta outro exemplo [2] em que um Espírito requer mais de uma reencarnação para retificar seu perispírito, nas orientações recebidas do Espírito Clarêncio acerca de paciente denominado Júlio: “Desentendendo-se com alguns laços afetivos do caminho, no século passado, confiou-se a extrema revolta, aniquilando o veículo físico que lhe fora emprestado por valiosa bênção. Rendendo-se à paixão, sorveu grande quantidade de corrosivo. Salvo, a tempo, sobreviveu à intoxicação, mas perdeu a voz, em razão das úlceras que se lhe abriram na fenda glótica. Ainda aí, não se conformando com o auxílio dos colegas que o puseram fora de perigo, alimentou a ideia de suicídio, sem recuar. Foi assim que, não obstante enfermo, burlou a vigilância dos companheiros que o guardavam e arrojou-se a funda corrente de um rio, nela encontrando o afogamento que o separou do envoltório carnal. Na vida espiritual, sofreu muito, carregando consigo as moléstias que ele mesmo infligira à própria garganta e os pesadelos da asfixia, até que reencarnou, junto das almas com as quais se mantém associado para a regeneração do pretérito. Infelizmente, porém, encontra dificuldades naturais para recuperar-se. Lutará muito, antes de incorporar-se a novo patrimônio físico. (...) Júlio renascerá num equipamento fisiológico deficitário que, de algum modo, lhe retratará a região lesada a que nos reportamos. Sofrerá intensamente do órgão vocal que, sem dúvida, se caracterizará por fraca resistência aos assaltos microbianos, e, em virtude de o nosso amigo haver menosprezado a bênção do corpo físico, será defrontado por lutas terríveis, nas quais aprenderá a valorizá-lo.”

Na esclarecedora obra “Memórias de um Suicida” [3], Camilo Cândido Botelho, pela mediunidade de Yvonne do Amaral Pereira, orienta, a respeito da reconstituição da energia vital de suicidas: “A Excelsa Misericórdia encaminha, geralmente, tais casos, tidos como os mais graves, a reencarnações imediatas onde o delinquente completará o tempo que lhe faltava para o término da existência que cortou. Conquanto muito dolorosas, mesmo anormais, tais reencarnações serão preferíveis às desesperações de além-túmulo, evitando, ao demais, grande perda de tempo ao paciente. (...) O perispírito não teve forças vibratórias para modelar a nova forma corpórea, a despeito do auxilio recebido dos técnicos do mundo Invisível. Assim, concluirão o tempo que lhes faltava para o compromisso da existência prematuramente cortada, corrigirão os distúrbios vibratórios e, logicamente, sentir-se-ão aliviados. Trata-se de uma terapêutica, nada mais, recursos extremos exigidos pela calamidade da situação.”

Não associemos todo evento de aborto espontâneo a um suicídio em vida pregressa. Generalizar ou buscar “tabular” causas e consequências induz a conclusões errôneas e, não raro, injustas. Este é apenas um exemplo de causa de dano ao perispírito. Lembremos que toda atitude desarmônica pode danificar nossa energia vital, e desencarnações prematuras por mau uso de nossa vitalidade ao longo dos anos são vistas como formas lentas de extinção voluntária da vida. Temos todos de reparar nossos próprios erros, como orientam os Espíritos à questão 1013 de “O Livro dos Espíritos”, sobre o que se deve entender por purgatório: “Dores físicas e morais: o tempo da expiação. Quase sempre, na Terra é que fazeis o vosso purgatório e que Deus vos obriga a expiar as vossas faltas.”

Doença congênita não é, portanto, “falta de sorte genética”, pois Deus não nos abandona à sorte; esses eventos devem ser encarados como parte de um projeto de evolução moral. Moléstias não são castigos, mas sim provas ou expiações para o reencarnante e/ou família, visando sempre à melhora de todos no campo moral. Não se espera uma “alegria” com a constatação da doença, mas sim a resignação com a certeza de superação do desafio, ainda que a cura se concretize após aquela vida física.


A desistência da prova

Havendo danos no perispírito do reencarnante, os quais venham a inviabilizar seu nascimento saudável, pode ocorrer de o Espírito que sofre este processo desistir de passar pelo mesmo, apesar de essa ocorrência ser útil à sua reconstituição. Assim orientam os Espíritos superiores, à questão 348 de “O Livro dos Espíritos”, sobre se o Espírito reencarnante pode saber, previamente, que seu futuro corpo é inviável: “Sabe-o algumas vezes; mas, se nessa circunstância reside o motivo da escolha, isso significa que está fugindo à prova.” Ser bem sucedido não corresponde apenas a nascer saudável, mas a se melhorar, evoluir. Se, para tal melhora, se fazem necessários breves estágios de contato perispiritual com a matéria densa, desistir dessas etapas é fugir ao tratamento, evadir-se à prova, atrasar sua marcha evolutiva.

Lemos, à questão 345 da obra supracitada, que, “(...) como os laços que ao corpo o prendem são ainda muito fracos, facilmente se rompem e podem romper-se por vontade do Espírito, se este recua diante da prova que escolheu. Em tal caso, porém, a criança não vinga.” Todavia, não há como outro Espírito passar a ocupar o corpo destinado ao Espírito que desistiu de reencarnar.

As orientações constantes da questão 355 do mesmo livro indicam haver, de fato, crianças que, já no ventre materno, não são viáveis biologicamente: “(...) Deus o permite como prova, quer para os pais do nascituro, quer para o Espírito designado a tomar lugar entre os vivos.” A pergunta de número 356 indica, também, haver natimortos não destinados à encarnação de Espíritos, ocorrência a qual, não obstante, também traz utilidade evolutiva: “Alguns há, efetivamente, a cujos corpos nunca nenhum Espírito esteve destinado. Nada tinha que se efetuar para eles. Tais crianças então só vêm por seus pais.” Mesmo nestas condições, este corpo não é inútil. Os Espíritos esclarecem, à questão 360: “Por que não respeitar as obras da criação, algumas vezes incompletas por vontade do Criador? Tudo ocorre segundo os seus desígnios e ninguém é chamado para ser seu juiz.”


Planejamento reencarnatório

Allan Kardec questiona, à pergunta 353 de “O Livro dos Espíritos”: “Não sendo completa a união do Espírito ao corpo, não estando definitivamente consumada, senão depois do nascimento, poder-se-á considerar o feto como dotado de alma?”, ao que os Espíritos instruem: “O Espírito que o vai animar existe, de certo modo, fora dele. O feto não tem pois, propriamente falando, uma alma, visto que a encarnação está apenas em via de operar-se. Acha-se, entretanto, ligado à alma que virá a possuir.” Verificamos, aí, a existência de um planejamento, muito anterior à fecundação propriamente dita. Um edifício começou por um projeto, o que não significa que ele não era nada, ou que nada havia sido ainda investido de tempo, energia e recursos quando esse prédio não estava no início de sua existência material e era “apenas” uma série de cálculos e desenhos.

André Luiz nos traz dois ilustrativos exemplos disso:

  • Em “Missionários da Luz” [4], verifica-se um planejamento reencarnatório e ligação psíquica que antecedem, em muito, a efetiva ligação do perispírito à célula-ovo fecundada materialmente: “Desde muito, e, particularmente, desde a semana passada, está em processo de ligação fluídica direta com os futuros pais.”;
  • Na obra “E a Vida Continua...” [5], observamos um planejamento reencarnatório com trinta anos de antecedência, visando a resgatar determinados procedimentos inadequados de alguns dos Espíritos da história narrada: “Ribas apanhou pequeno mapa, dentre os papéis que compulsava, e elucidou, indicando figurações aqui e ali: – A desencarnação de Elisa está prevista para breves dias, mas o renascimento dela, depois de reequilíbrio seguro em nossa estância, poderá ocorrer, conforme nosso esquema, dentro de cinco a seis anos. Com a permissão de nossos Maiores, será ela filha de Serpa e Vera, se vocês trabalharem no socorro a ambos, com muito amor... Renascerá depois de Mancini, que lhes será o primogênito... Como é fácil de perceber, daqui a trinta anos, mais ou menos, ocasião considerada provável para o retorno de Caio à Vida Espiritual, devolverá ele à sogra espoliada – então sua filha – tanto quanto a Vera Celina, na condição de viúva, todos os patrimônios de que hoje se apropria.”

Verifica-se, então, que uma célula-ovo, esteja ou não conectada efetivamente com um Espírito — o que nunca sabemos, por não haver ainda instrumentação para tal — pode ser parte integrante de um planejamento de décadas, e, por isso, merece todo respeito, como qualquer criação de Deus.


Concluindo...

Tudo é supervisionado por Deus através de seus filhos já evoluídos, como o é Jesus, Governador da Terra.

O que vimos como sucesso e fracasso, se pautado sob uma estreita perspectiva de uma só vida, mostra-se totalmente diferente ao entendermos haver a sabedoria de Deus em tudo, em um planejamento de longuíssimo prazo, de muitos milênios, visando à nossa evolução moral e intelectual. Demonstra-se, de forma clara, o quanto nossos Espíritos protetores trabalham por nós, com tanto tempo de antecedência, e o quanto temos a agradecer a Deus por seu concurso. Cabe a nós procurar agir da melhor maneira, buscando, pela prece, a inspiração desses bons Espíritos, de forma a não prejudicar esse planejamento.


Leia também, neste blog, as postagens “Considerações sobre o aborto induzido”, “Considerações sobre o aborto induzido (2)”, “Considerações sobre o aborto induzido (3)”, “Mortes prematuras”, “Evolução Espiritual de Longo Prazo”, “Considerações sobre a pluralidade das existências”, “O Corpo Físico”, “Expiação, Prova e Missão” e “Considerações sobre a pluralidade das existências (2)”.


Bons estudos!
Carla e Hendrio


Referências:

[1] XAVIER, Francisco Cândido. “Evolução em Dois Mundos”. Pelo Espírito André Luiz. 14ª ed. Rio de Janeiro, RJ: FEB, 1995. Segunda parte, capítulo 19.
[2] XAVIER, Francisco Cândido. “Entre a Terra e o Céu”. Pelo Espírito André Luiz. 17ª ed. Rio de Janeiro, RJ: FEB, 1997. Capítulos 09 e 20.
[3] PEREIRA, Yvonne do Amaral. “Memórias de um Suicida”. 22ª ed. Rio de Janeiro, RJ: FEB, 2000. Segunda parte, capítulo I.
[4] XAVIER, Francisco Cândido. “Missionários da Luz”. Pelo Espírito André Luiz. 25ª ed. Rio de Janeiro, RJ: FEB, 1994. Capítulo 13.
[5] XAVIER, Francisco Cândido. “E a Vida Continua...”. Pelo Espírito André Luiz. 24ª ed. Rio de Janeiro, RJ: FEB, 1998. Capítulo 22.

65 comentários:

  1. Esse texto me ajudou muito, perdi um nenen a 2 anos, depois não pude mais engravidar, meu sofrimento foi enorme e ate hoje não tinha uma resposta satisfatoria, muito Obrigado, que Deus lhe abençoe imensamente

    ResponderExcluir
  2. MUITO OBRIGADO PELO TEXTO, SOU ESPIRITA E NO MOMENTO ESTOU PASSANDO POR ISSO PERDI MEU BB COM 9 SEMANAS DE GESTAÇÃO, ACEITO COM SERENIDADE A VONTADE DE DEUS E ORO PELO ESPIRITO Q ESTAVA REENCARNANDO EM MEU SEIO FAMILIAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de perder tbem com 9semanas,mais está sendo muito difícil aceitar

      Excluir
  3. Também sou espirita e acabo de perder meu bebe com 7 semanas de gestação, meu corpo fisico nada sofreu, minha alma está em processo de aceitação e resignação, mas oro a todo momento para que o espirito que se foi não escute meu choro, escute apenas meu coração desejando que ele se recupere se fortaleça e volte para essa familia que estará pronta para recebe-lo assim que ele estiver pronto também. Agradeço a Deus pelo esclarecimento e serenidade para suportar essa , agradeço também pela linda filha de 2 anos que já tenho pelo meu maravilhoso marido e minha bela familia que tanto me apoiam nesse momento.

    ResponderExcluir
  4. Minha irma perdeu o bebe sem nem saber que tava gravida
    isso me machucou muito,eu senti tanto que é como se ...
    aquele bebe fosse parte de mim,eu ainda to sentindo um vazio
    parece que o bebe era meu.Mas depois que eu li,me deu um alivio
    espero que esse espirito se fortaleça e volte pra nos.

    ResponderExcluir
  5. Oi pessoal, deparei com esse tema e posso dizer o seguinte: há aproximadamente 4 anos fui convidada por um cliente da empresa onde trabalho, para conhecer a fraternidade espírita que ele frequenta. Pois bem, fui. Me senti muito acolhida e também fiz cirurgia espiritual, na época eu tinha disfunção da tireoide. Uma das vezes que eu fui atendida na fraternidade, a médium me perguntou se eu alguma vez já tinha tido parto. Disse que não. A médium disse que via um ponto escuro no meu útero e posterior colocou as mãos próximas da minha barriga. Neste momento 3 médiuns da casa encorporaram e um deles dizia que sentia um sentimento muito ruim em relação a mim.Só pra vocês entenderem eu tenho 29 anos de idade e há 12 anos tenho um relacionamento e há 2 anos não usamos nenhum método contraceptivo, pois eu sempre ouvi dizer que a mulher com o diagnóstico de ovários policítos não conseguiria engravidar, caso não fizesse tratamento. Eu já sonhava com maternidade, tinha e tenho muita vontade de ser mãe, e isso se tornou o meu objetivo de vida. Fiquei muito reflexiva sobre o que aconteceu na casa espírita naquele dia, não tenho muito conhecimento sobre a doutrina espírita, mas sempre me simpatizei e então eu conclui que numa vida passada eu podia ter cometido alguma aborto, ou ter negado a maternidade e tals. Pois bem, eu engravidei no mês passado e logo que descobri passou-se duas semanas eu tive aborto espontaneo. Então quis entender melhor por qual motivo eu o tive, uma vez que todos meus exames pré-natais estão normais, compreendi que no meu caso o espírito que seria reencarnado desistiu, muitas vezes o espirito tem medo que aquilo que já aconteceu em uma vida passada se repita. Estou em paz e feliz porque sei que Deus está me dando a oportunidade de liquidar meus débitos. Minha gravidez foi muito deseja e chegou de surpresa, não fiz nada para interrompê-la. Tenho paz no meu coração.
    Eu sempre acreditei e continuarei acreditando que a ciência está aqui para nos auxiliar, mas Deus sabe dos nossos merecimentos.

    ResponderExcluir
  6. Olá, no momento estou passando por um período difícil em minha vida, há um mês perdi um bebê de 7 semanas ao qual eu já amava e queria muito, sofri por uma semana dores físicas terríveis que só melhoram após a curetagem... Sinto-me depressiva, minha vida conjugal está toda bagunçada, meu marido não me compreende, ele é jovem com pouca experiência para lhe dar com questões espirituais e emocionais... Assim que engravidei tinha visões de cenas de sangue que simbolizavam a perda do bebê e eu sem querer acreditar só pedia a Deus para não deixar acontecer. Sou super Saudável, nunca tive nenhum problema e sonhava com o segundo filho! Estou me esforçando muito para superar isso... no momento está doendo muito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Ana Alves, rogamos a Deus te envolva e a toda tua família em bênçãos de amor, saúde e paz!

      Excluir
  7. Boa noite, perdi meu bb com 12 semanas de gestação tem seis dias que fiz a curetagem. Como eu amava meu pequeno príncipe, Nossa que vazio horrível. Estou sem chão sinto muita falta do meu bb que até novo já tinha . Me ajudem a superar essa dor que me sufoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Rayssa, rogamos a seu Espírito protetor e a Jesus auxiliem a preencher este vazio com amor a este irmão em Deus e com a certeza de que a irradiação desse amor fará muito bem a ele e a você.

      Compartilhamos com você algumas palavras de Paulo de Tarso que sempre nos auxiliam em momentos dificultosos:

      “Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
      Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas por todos nós o entregou, como não nos dará também com ele todas as coisas?
      Quem formará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
      Quem é o que os condena? Cristo Jesus é o que morreu, ou antes, o que foi ressuscitado; o que está à mão direita de Deus; o que também intercede por nós!
      Quem nos separará do amor de Cristo? será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?
      Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo, Fomos considerados como ovelhas para o matadouro.
      Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores por aquele que nos amou.
      Pois estou persuadido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas presentes,
      nem as futuras, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que é em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Romanos 8:31-39)

      Excluir
  8. Fique calma Rayssa tudo tem um propósito, mas saiba que aconteceu da forma que deveria acontecer. Ore e se prepare para uma nova gestação se for da vontade de Deus. Fique em Paz.

    ResponderExcluir
  9. Acabei encontrando esta página, li alguns relatos. Muito triste cada acontecimento. Estou casada a 5 anos e esperamos muito pela minha gravidez. Uma felicidade que tomava conta de mim. Me sentia completa e realizada. Uma sensação única saber que tinha um coração batendo dentro de mim. Hoje era para estar com 20 semanas. Final de dezembro dia 20 fui fazer ultrassom para saber o sexo do meu bebê, mal podia esperar pela noticia que meu bebê estava sem batimentos cardíacos dentro de mim.Segundo o médico meu bebê já estava sem vida desde 14 semanas. Ficamos sem chão. Fiquei internada esperando o medicamento fazer efeito. Passei pela pior experiência em toda minha vida. Tive contrações, tive como se fosse um parte normal, só que com a tristeza de ver meu filho(a) sair morto. Porque???Porque?? Já não bastasse perder meu filho(a) passar por tudo isso. A dor ainda é imensa. Tem dias que estou bem e outros nem tanto. Tem dias que olho para minha barriga e sinto aquele vazio que agora estou só, não está mais aqui comigo. Sou espirita, frequento Perseverança, tento buscar uma explicação por tudo que passei. Apesar de não estar aqui, continuo amando como se fizesse parte da minha vida.

    ResponderExcluir
  10. UM vez sonhei que via meu marido de mãos dadas com uma menina de uns 7 a 8 anos, ela estava triste e parecia um espirito, ela parecia desencarnada, logo depois sonhei q tinha algo na minha barriga e que seria um bebe que dava socos nela, como se ele não quisesse esta ali, logo depois descubri que estava gravida mais sofri um aborto espontâneo, sofri muito porque ja tento a 4 anos aproximadamente engravidar e não consigo e quando conseguir perdi, estava com mais ou menos 6 semanas. ja fiz tantos exames eu e meu esposo e todos dão normal, será que rejeitei meu filho(a) em outras vidas?? sera que abandonei? aquela criança me olhou tão triste. gostaria tanto de compreender o meu erro de outras vidas. sonho tanto em ter meu filho no meu colo.
    Tenho procurado ter fé e entender que Deus sabe o que é melhor para mim. O que vc acha??
    obrigada! Muita Luz!

    ResponderExcluir
  11. Há 1 ano sofri um aborto espontâneo com aproximadamente 6 semanas, fiquei arrasada, pois sonho em ser mãe e ja tento a quase 4 anos, fiz todos os exames eu e meu esposo e sempre da tudo normal, mais não consigo engravidar. Antes de descubrir que estava gravida, sonhei com meu esposo de mãos dadas com uma linda menina de 7 a 8 anos com um olhar triste e ela me parecia desencarnada. Depois sonhei com algo dentro da minha barriga, eu tinha a certeza q era um bebe só que dava socos em mim como se ele não quisesse esta ali, logo depois descubri e perdi a gravidez. Gostaria de compreender melhor o que aconteceu, será que abandonei essa criança em outra vidas? Será que a fiz mal? ha rejeitei? tantas duvidas, mais oro a Deus por perdão se fiz algo de errado em outras vidas e nessa estou colhendo os frutos disso, sinto tanto, adoraria ser mãe. o que vc acha?
    obrigada! luz e paz!

    ResponderExcluir
  12. Bom a dia.
    Sou espirita, trabalhadora de Centro Espírita.
    Hoje fazem 23 dias que perdi tive um aborto contido. Estava com nove semanas e cinco dias, mas o bebê já estava sem vida desde as sete semanas. Era meu terceiro filho, sendo filho do meu segundo casamento. Eu já não podia mais ter filhos, pois tive MENOPAUSA precoce e segundo os medicos meus exames inditavam que não podia mais engravidar. Estava fazendo reposição hormonal a seis meses quando descobri que estava grávida. Foi uma feliz surpresa. Logo meu genicologista me colocou de repouso e comecei a tomar medicamentos ante aborto, mesmo assim tive um descolamento do saco gestacional. Apesar de feliz com a gestaçao foi muito difícil o período do repouso, pois não podia cuidar de mim mesma e meu esposo n me ajudou muito nesse sentido e n tinha ninguém além de meu filho de dezessete anos para me ajudar. Fiquei muito fragilizada com isso e logo depois descobri que o bebe estava sem vida. Inicialmente procurei compreender o porquê e me resignar. Mas estou conseguindo. A tristeza da perda e não estou conseguindo perdoar meu esposo por n ter me ajudado como deveria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que dificil né Isabel? Também estou passando por isso...

      Excluir
  13. Há dois dias tive um aborto espontâneo tá sendo muito difícil de aceitar eu estava com 12 semanas.

    ResponderExcluir
  14. Preciso de ajuda. Perdi meu bebê no dia 19 de janeiro. Não sabia que estava de 5 semanas. Só soube quando o aborto aconteceu.

    ResponderExcluir
  15. Perdi meu bebezinho ontem com 7 semanas,era o sonho da minha vida,esperei e desejei por muito tempo,tenho 10 anos de casada,A dor de vê- lo indo embora,aquelas contrações terríveis e então, no exame clínico,ele se foi pelas mãos da ginecologista. Ainda não consigo compreender o propósito de tamanha dor,já tenho um filho adotivo e este neném veio de forma natural.Numa sessão de microfisioterapia,sempre me foi pedido para ter aceitação peli meu bebê, que ele já estava pronto para vir. Mentalizei, orei e ele veio,mas por tão pouco tempo! Porém, meu amor já era infinito.

    ResponderExcluir
  16. Passei pelo mesmo q vc. Soube na 18semana q ele morrera na 16. Pari meu bebê sem vida e sigo sem saber o q houve, apesar de ter feito todos os exames q era possível. Nem o cariótipo dele foi possível fazer pq o aborto foi retido e ele já havia morrido há tempo. Ele foi a melhor coisa q aconteceu na minha vida e o amávamos muito. Sinta-se abraçada por quem compartilha da mesma dor e sofrimento.

    ResponderExcluir
  17. tambem passei por isso no meu caso perdi 4 gestaçoes de seis e sete semanas minha ultima perca foi em 2015 eu não sei mais o fazer ja fui em varios medicos nunca tive um diagnostico do que acontece mais eu entreguei tudo nas maos de deus porque so ele pode fazer o impossivel acontecer temos que ser forte deus esta no controle de tudo vamos ficar em paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou passando por isso já foram 2. Estou tentando entender tudo isso. Creio que Deus tem a resposta.

      Excluir
  18. Perdi meu Bebê no dia 14/05/17 Domingo dia das Mães era meu Primeiro Dia daas Mães estava com 5 Semanas e 6 dias estou sofrendo muito. Mesmo estudando a Doutrina Espírita sabendo que tudo tem o porque a gente Sofre sente pois foi tão esperado tão desejado e muito Amado😔😔

    ResponderExcluir
  19. Passei por essa situação a 10 dias.estava gravida de 3 semanas e não sabia , só soube quando sofre o aborto . Obrigada pela resposta
    Eu não tenho palavras para descrever a minha dor

    ResponderExcluir
  20. Por favor, alguém me oriente. Perdi um bebê ano passado e desorientada procurei um auxílio espiritual. Um médium me falou que o mesmo bebê que eu tinha perdido iria voltar. Ele me deu até um enxoval de presente. Engravidei novamente e estou tendo um sangramento e o médico falou que provavelmente já perdi, já que não conseguiram visualizar o embrião no saco gestacional. Estou aguardando mais alguns dias para repetir o ultrassom, porém não paro de sangrar. O meu filho pode ter desistido de vir?

    ResponderExcluir
  21. Eu perdi meu bebê com 6 semanas em outubro. Não sei o que pensar. Só sei que me sinto culpada. Era minha primeira gravidez. Eu tenho 33 anos e a minha vida toda eu busquei estabilidade financeira para quando tivesse filhos. Busco aceitar essa situação. Busco aceitar essa lição, que ainda não entendi qual é. Talvez seja para eu aprender que as coisas não acontecem no meu tempo, mas no momento que devem acontecer e que eu não tenho controle sobre isso.

    ResponderExcluir
  22. Acabo de perder meu bebê com 11 semanas e 4 dias...sem saber o motivo...me sinto culpada...sinto uma dor sem fim...dúvido da minha fé, de Deus...quero morrer pra isso passar...queria entender o que aconteceu? O que fiz de errado? Porque aconteceu? Dói muito, uma dor sem fim...um desespero sem tamanho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Aline, lembre: seu bebê é um Espírito imortal; ele vive! Continue a envolvê-lo em pensamentos de amor, cuidado e esperança. A experiência é uma mudança dos planos que você tinha; é traumática para ele e para você, mas ele precisa de você aqui, no plano encarnado, continuando a irradiar amor e fazer o Bem a todos ao seu alcance e construindo novas oportunidades para vocês tornarem a se encontrar pelos laços sagrados da maternidade.

      Você, como todas as mães que compartilharam suas experiências nesta página, está em nossas preces. Rogamos a Maria, Mãe de nosso Mundo, abençoar sua família, tanto a que reside no plano físico quanto a que mora no plano espiritual. Que sua sintonia com seu anjo guardião amplie, para que você perceba todas as boas energias e inspirações que ele não cessa de lhe entregar.

      Abraços e fique com Deus.

      Excluir
  23. Seria possível depois de perde um bb com 21 semanas e um espírita me disse que ele teria só vindo terminar a cura e o próximo iria vir pra fica é logo em seguida minha mulher engravidou será que é meu mlk. Que foi e estaria voltando tenho medo de passa por tudo d novo

    ResponderExcluir
  24. Prezado Thiago, somente Deus e nossos Espíritos guardiães sabem em detalhe sobre o planejamento de nossas provas ao longo dos milhares de anos de nossas passagens aqui no mundo encarnado e no Plano Espiritual.

    Não há como sabermos em detalhe as necessidades que tinha este irmão em Deus, quando esteve fisicamente junto a vocês por 21 semanas, época em que recebeu a benéfica vitalidade do carinho seu e de sua esposa. A conclusão de uma cura dele é uma possibilidade, mas, em vez de tentar adivinhar os porquês, é bem melhor concentrar as energias na prece mentalizando-o bem, em paz e com saúde.

    Seja quem for quem vocês estejam novamente recebendo nesta gestação, é uma irmã ou irmão em Deus, que deve ser recebido com muito carinho, amor e segurança na fé em vocês todos estarem sempre muito bem amparados, sem nutrir nenhuma vibração de medo, pois esta traz desequilíbrios na vitalidade tanto do bebê como de seus pais.

    ResponderExcluir
  25. Tenho 2 filhos saudáveis e em 1 ano já perdi 3 bebês. Os médicos acham que o problema é comigo que tenho trombofilia. Será o problema comigo mesmo sou será o espírito que aí da nanao está pronto pra vir? Olha eu estou ainda na fase de aceitação pois me pergunto várias vezes pq eu não consigo ter mais uma gravidez saudavel. É uma tortura pois tenho muitas amigas nas redes sociais que estão grávidas e as vezes da o acaso de aparecer as postagens para mim e eu me condeno por não ter o .eu anjinho Aki comigo.

    ResponderExcluir
  26. Dia 31 de Julho descobri que o coraçãozinho do meu bebê parou de bater. Eu estava com 9 semanas de gestação. Foi um trauma muito grande pra mim, foi uma gravidez muito desejada!! Eu e meu esposo oramos muito para ter um filho. No centro espírita onde frequentamos, o diretor da casa nos informou que ele foi socorrido lá, ele estava muito deformado e não tinha condições de sobreviver daquela forma. Sinto um misto de sentimentos dentro de mim. Peço sabedoria à Deus para superar esse momento de dor.

    ResponderExcluir
  27. Eu tive um bebê aos 28 anos, nasceu com má formação no cerecér viveu sete meses e desencarnou. Depois disso me separei e casei novamente vivi casada nove anos nao pude ter mais filhos pois tomava um medicamento muito forte para reumatismo. Fiquei viúva a dois anos e meio, o reumatismo sarou, tenho um namorado a um ano e meio, recentemente engravidei, fiquei muito feliz pois é o sonho da minha vida ter um filho. A gestação só durou seis semanas e sofri um aborto natural. Hoje estou muito frustrada. Eu não consigo uma coisa que para a maioria é tão simples. Não consigo ter família.Espero que meu coração se aparente.

    ResponderExcluir
  28. Perdi meu bebê com 8 semanas e tem 8 dias que passei por curetagem, estou sentindo um vazio enorme e muito medo de não conseguir nunca mais ter meus filhos, era minha primeira gestação, não quero mais causar a dor da perda em meu marido, ando chorando muito estou cada dia mais triste com mais raiva, como posso melhorar tudo isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada irmã em Deus,

      Você, como todos que aqui compartilham os relatos de suas experiências, estão em nossas preces. Mesmo com o conhecimento da continuidade da vida, são naturais o luto e a dor da separação. Contudo, se essa dor e essa tristeza estão aumentando com o tempo, como você relata, então é hora de buscar ajuda integral: tanto espiritual como psicológica e médica. Não há nenhum demérito em buscar essa ajuda, muito pelo contrário.

      Fique com Jesus, pois Ele está sempre com você.

      Excluir
    2. Eu tive um aborto em junho com 5 semanas, só descobri quando estava de 8 semanas que tinha parado de bater o coração e uma dor muito grande, sou casada a 15 anos tenho uma filha adotiva, mas sonho em gerar um meu, não consigo compreender pq perdi meu bebê.

      Excluir
    3. Tiver um aborto retido estou esperando meu corpo expelir. Meu bebê paro de evoluir com 6 semanas e 3 dias e só descobri quando estava com 9 semanas 4 dias. O coraçãozinho dele chegou a bate só que depois de alguns dias paro 😭. Estou orando muito para meu corpo expelir pq não quero passar por cirurgia, mas já não aguento mas espera. Tenho 24 anos nasci 20/04/95. Estou com medo de engravida mas para frente e acontecer de novo 😭 orem por mim e pelo meu esposo Vinicius 🙏🏻 meu nome é Vanessa Luana. Quero muito meu bebê arco-íris

      Excluir
    4. Descobri com 9 semanas e 3 dias que o coraçãozinho do meu bebê tinha parado com 6 semanas e 3 dias. Tive um aborto retido. Estou esperando meu corpo expelir meu bebê já sem vida, e ser não acontecer vou ter que fazer a cirurgia coisa que eu não queria. Estou com medo de engravida novamente e acontece de novo tudo isso. Peço orações por mim Vanessa Luana e pelo meu esposo Vinicius. Nasci dia 20/04 /95

      Excluir
  29. Acabei de perder minha netinha.Minha filha estava grávida de 8 meses,teve um deslocamento de placenta sem sangramento.Teve que fazer a cesariana.Gostaria de saber na visão espírita por que isso aconteceu ,se estava indo TD bem na gestação com todos os exames satisfatórios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sintam-se, tanto você quanto sua filha e, muito especialmente, sua neta, envolvidos em vibrações de paz, serenidade e saúde, principalmente para que sua netinha recupere-se e supere rapidamente esta prova. O pouco que já conseguimos compreender da Doutrina Espírita a esse respeito foi sintetizado nesta postagem, “Considerações sobre o Aborto Espontâneo”.

      Desejamos que Jesus e os anjos da guarda de sua neta, de sua filha e o seu os guardem em sua paz.

      Excluir
  30. Perdi um bebe com 11 semanas,fico tanto acha explicações, mas nunca acho nada satisfatório .Tenho um marido maravilhoso e um casamento abençoado mas não posso ter filhos. Alguém pode me ajudar entender isso por favor .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estimada irmã em Deus, não temos a pretensão de possuir a capacidade de lhe trazer o argumento que lhe satisfará. Neste canal, buscamos praticar a orientação de Emmanuel no capítulo 38 de “Opinião Espírita”: “Aprendamos a ouvir para auxiliar, sem a presunção de resolver.”
      Apenas sugerimos focar no seguinte:
      • Agradeça a Deus pelo Bem que lhe oferece, como, por exemplo, o seu marido, citado por você, e por todas as outras oportunidades de auxílio, como você fez a esse Espírito que esteve fisicamente junto a você por 11 semanas, contato que seguramente fez a ele um Bem pelo qual lhe será eternamente grato. Esses laços de amor jamais se quebram;
      • Mesmo que não possa ter filhos biológicos, certamente você possui recursos para compartilhar e ajudar a muitas pessoas: um pouco de seu tempo e atenção para quem esteja sofrendo dores físicas e morais muito mais intensas, por exemplo;
      • Não nutramos pensamentos de culpa pelas aflições que sofremos. Como lemos no item 9 do Capítulo V de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, “Não há crer, no entanto, que todo sofrimento suportado neste mundo denote a existência de uma determinada falta. Muitas vezes são simples provas buscadas pelo Espírito para concluir a sua depuração e ativar o seu progresso. Assim, a expiação serve sempre de prova, mas nem sempre a prova é uma expiação.”

      Fique com Deus, pois Ele está sempre com você e sua família, tanto a encarnada quanto a residente no Plano Espiritual.

      Excluir
  31. Acredito em tudo o que vocês explicaram.a minha filha está fora do país, estáva grávida de gemeos e hoje recebeu a notícia uma placenta estava vazia,está arrasada amanhã vou passar essas lições pra ela,obrigatório essa grande ajuda,fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  32. Estou grávida de 16 semanas e descobri uma má formação congênita nos membros e no coração. A médica me preparou para gesta-lo até o fim e depois ele morrerá ou será uma pessoa com muitas restrições. Acredito num milagre. Perdi um bebê há 2 anos com quase 5 meses causado por extremo e stress e infelicidade.O que a doutrina espírita pode me dizer, a fim de que conforte meu coração que sangra e dói. Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara irmã em Deus, a Doutrina Espírita nos ensina que, após criados, vivemos para sempre, e, por isso, os laços de amor jamais se quebram. Não temos alcance para saber o Bem que você proporcionou ao bebê que retornou ao Plano Espiritual após 5 meses junto a seu ventre, bem como ao Bem que faz ao acolher este novo filho de Deus que se encontra gestando, mas é certo que estes períodos em que você lhes deu e dá abrigo são presentes divinos que estão recebendo de você. Não há como a Medicina terrena determinar quanto tempo de vida encarnada ele terá; por isso, pense em quantos “eu te amo” você poderá dizer a esse ser, tão necessitado de amor e carinho, no tempo em que estiverem juntos na Terra, tanto durante, quanto após a gravidez, seja esse tempo 100 anos ou 1 minuto.
      Não estamos buscando desmerecer sua aflição e dor na alma com estas provas. Apenas sugerimos focar intensamente na saúde física e espiritual sua e deles, que recebem a energia de seus pensamentos, tanto aqui entre nós, encarnados, quanto no Plano Espiritual. Seus pensamentos sugerindo a eles perseverança e fé na superação desses períodos de enfermidade lhes dará força para seguirem adiante. Você e eles, ao longo de milhares de séculos de desafios, certamente já venceram provas tão ou mais duras que essa; não há por que pensar em não superarão esta. Como nos lembra Kardec, no item 13 do Capítulo V de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”,
      “O homem pode suavizar ou aumentar o amargor de suas provas, conforme o modo por que encare a vida terrena. Tanto mais sofre ele, quanto mais longa se lhe afigura a duração do sofrimento. Ora, aquele que a encara pelo prisma da vida espiritual apanha, num golpe de vista, a vida corpórea. Ele a vê como um ponto no infinito, compreende-lhe a curteza e reconhece que esse penoso momento terá presto passado.”

      Fique com Deus, pois Ele está sempre com você.

      Excluir
  33. Olá! Meu nome é Graciela estou passando pela perca da minha filha Estava grávida de 17 sem e 2 dias estava tudo bem com a minha filha fiz o ultrassom morfológico com 12 semanas e ela estava bem não tinha nenhuma síndrome estava tudo bem com a placenta líquido... Só que ao fazer um ultrassom com 17 semanas ela já estava morta dois dias antes auscutei os batimentos cardíacos dela com o sonar estava lá batendo o coraçãozinho da minha pinguinha Isadora ela ia se chamar ... Eu estou destruída era minha primeira gestação estava radiante de tamanha felicidade meu esposo já tem filhos 1 de 18 anos que a gente não tem contato e outro de 13 anos que a gente tem contato... Já pensei que pode ser um castigo por meu esposo não ter participado da vida do primeiro filho dele ... Estou muito triste depressiva sempre fui uma pessoa de bom coração e hoje sou castigada por não ter minha filha aqui ...

    ResponderExcluir
  34. Prezada Graciela, lembre-se de que sua filha Isadora continua precisando de seu amparo. Em meio à natural dor do luto, lembre de, em suas preces, envolvê-la em seus mais intensos pensamentos de amor e carinho. Isadora, como você, também está se adaptando a essa temporária separação física, a qual não significa nenhuma quebra dos laços de amor, que, assim como Isadora e você, são imortais.
    Deus não oferece castigos a suas criaturas: sempre oferece oportunidades de nos melhorarmos. Não há como saber, neste momento, o bem que você fez à Isadora nessas 17 semanas de contato físico em que a recebeu, mas é certo que fez, e muito. Agradeça a Deus por esse tempo que tiveram e pela eternidade dos laços de amor que sempre terão; novas oportunidades de se reencontrarem certamente virão.
    Busque ajuda; não se intimide ou envergonhe. Todos podemos precisar de auxílio para superar provas duras. Além do amparo religioso, considere a procura por orientação médica. Rogamos a Jesus, Médico de nosso mundo, que ampare e ilumine você, seu marido e filhos e sua querida Isadora.

    ResponderExcluir
  35. Eu acabei de descobrir que meu bebê de 8 semanas está sem batimentos, meu útero esta fechadinho, e o embrião bem implantado,mas não há vida. Amanhã vou levar o resultado desse ultra para a médica e iniciar o procedimento para expelir o embrião, estou com muito medo e me sentindo muito mal, não consigo aceitar, pois fiz tratamento muitos anos para engravidar e nunca consegui, me separei, iniciei uma nova relação me casei e sempre tive em mente que se um dia quisesse engravidar teria que voltar a me tratar, pois apesar de nenhuma doença ter sido diagnosticada, nos vários anos que tentei, havia descoberto recentemente uma endometriose grave. Optei por não fazer a cirurgia, pois não pretendia engravidar tão cedo. Quando descobri a gestação, meu marido e eu ficamos surpresos, mas muito felizes, e de repente isso acontece, não sei se vou conseguir me recuperar, estou muito abalada e perdida, sem saber como seguir em frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para seguir em frente, procure lembrar-se da continuidade da vida e do quanto de amor seu bebê tem para receber de você. Esse novo foco, aliado às preces a Deus, rogando auxílio para ambas, podem ajudar a sua recuperação e do bebê.

      Excluir
  36. Tenho 22 anos. Perdi minha filha Aurora com 9 mês de gestação, no dia 26/04/19. Fui ao hospital com contrações na espera dela nascer, mas quando fizeram o ultrassom o coração dela não tinha batimentos, meu mundo caiu, passei pelo possesso do parto normal induzido, na esperança dela nascer ainda com vida, porque eu sei que Deus e d9no da vida é da morte e ele poderia me dar ela de volta, mas não foi isso que aconteceu, não consigo aceitar isso , estava tudo bem na última consulta. A pior dor que já senti, foi ver minha filha nascer, e vir pros meus braços sem vida, ela era tão linda, já estava no final, tudo certo pra ela vir, nasceu com o tamanho certo, pesava 3,220kg, não consigo entender o por quê de Deus ter tirado de mim Só peço que ela volte pra mim, isso é possivel? Ainda tenho esperanças, eu amo tanto minha bebê, isso dói demais, não consigo parar de pensar nisso, no que eu errei, Comecei a duvidar do amor de Deus por mim, vi que ele salva vidas, mas ele tbm destrói, pq a minha ja nao sinto um sentido, nao queria sentir isso, mas nao consigo controlar minha revolta, peço que ele tire a minha dor ja que tirou ela de mim, mas nem isso ele pelo menos ameniza. Minha eterna Aurora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida mãezinha da Aurora

      Nesse momento de prova, é importante lembrar que Aurora está viva e necessita de seu amor e apoio. As vibrações de amor e carinho a envolvem com a mesma intensidade como se você a embalasse em seu colo. Os laços de amor nunca se quebram, e vocês terão oportunidade de estar juntas e demonstrar o amor que sentem uma pela outra. Mesmo agora, você já pode expressar pela prece e pelos bons pensamentos para sua querida Aurora, esse amor, acalmando-a e tranquilizando-a.
      Não nutramos pensamentos de culpa pelas aflições que sofremos. Como lemos no item 9 do Capítulo V de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, “Não há crer, no entanto, que todo sofrimento suportado neste mundo denote a existência de uma determinada falta. Muitas vezes são simples provas buscadas pelo Espírito para concluir a sua depuração e ativar o seu progresso. Assim, a expiação serve sempre de prova, mas nem sempre a prova é uma expiação.”
      Deus envolva a você e Aurora em muita paz!

      Excluir
  37. Fui protagonista de uma linda historia. 3 meses antes de engravidar sonhei com uma linda menina perdida que tinha muito medo do local aonde estava. Me pedia ajuda pra tira-la dali. Eu a pegava em meu colo e saia correndo, como se eu estivesse a salvando de algum lugar obscuro. Acordei e fiquei com o sonho em minha mente. Tentanso interpreta-lo imaginei que a alma desta criança precisava de luz, e orei para que encontrasse paz. Naquele dia depois da oraçao senti uma paz muito grande em meu coraçao. Logo depois eu comecei a sonhar incontaveis vezes que estava gravida de uma menina, e q ao pasaar a mão na barriga, ela segurava o meus dedos. Tive varias vezes o mesmo sonho. E nao entendia o porque. Até q em junho de 2018 descobri a gravidez, indesejada por sinal. Só que com o passar dos meses eu só sabia deseja-la, querer pra mim, amor intenso de mae foi crescendo abaurdamente dentro de mim. Até q descobri q seria uma menina. E imaginei q Deus estava querendo me mostrar algo grandioso naqueles sonhos, só nao entendia o que seria e o porque dela segurar minha mão. A gravidez foi saldavel ate aa 35 semanas, aonde eu comecei a me sentir estranha, com 36 semanas passei um grande nervoso que resultou em pre-eclampsia. Mas os medicos nao detectaram nada na hora. E a minha filha foi parando de se movimentar aos poucos. Ate q ja nao sentia movimento algum, aonde tive a noticia que ela estaria sem batimentos cardiacos. Sou espiríta, e no meio desse furacão em minha vida, só conseguia pensar que eu tinha sido escolhida por ela. Nao me revoltei com Deus, pelo ao contrario, minha Fé se renovou. Só agradeço por ter sido eu, por eu ter a oportunidade de evoluçao, por Deus me preparar em sonhos, e sim aquele sonho dela segurando minha mão seria ela me agradecendo por eu ter sido lar, por eu ter sido a luz que ela tanto procurava. Hoje confesso que minha vida esta uma bagunca, a gente faz planos, mas precisamos viver o luto. Eu oro a Deus para me dar forças pra continuar, e que eu sei que existe a probabilidade dela voltar em um corpo saldavel para colorir a minha vida. E que seje tudo no tempo Dele, pois por mais dificil que seja esperar, eu sei que o dia certo chegará. Sou mãe do anjo mais lindo do Reino de Deus. Minha Laura ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada irmã em Deus mãe da Laura, obrigados por demonstrar, na prática, os ensinos que Kardec compartilha conosco no item 13 do capítulo V de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”:
      “O homem pode suavizar ou aumentar o amargor de suas provas, conforme o modo por que encare a vida terrena. Tanto mais sofre ele, quanto mais longa se lhe afigura a duração do sofrimento. Ora, aquele que a encara pelo prisma da vida espiritual apanha, num golpe de vista, a vida corpórea. Ele a vê como um ponto no infinito, compreende-lhe a curteza e reconhece que esse penoso momento terá presto passado.”

      O conhecimento espírita, ao contrário do que muito leigo pensa, não “dispensa” o luto que você está sentindo. O próprio Codificador reconhece isso em seus comentários à questão 936 de “O Livro dos Espíritos”, na qual ele aborda a chamada “perda” dos entes queridos:
      “Pelas provas patentes, que ministra, da vida futura, da presença, em torno de nós, daqueles a quem amamos, da continuidade da afeição e da solicitude que nos dispensavam; pelas relações que nos faculta manter com eles, a Doutrina Espírita nos oferece suprema consolação, por ocasião de uma das mais legítimas dores.”

      Agradecemos por seu relato, o qual, certamente, ajudará muitas famílias vivenciando episódios de temporário afastamento físico de suas e seus filhos amados antes de seu nascimento. A vida não acaba, nem os laços de amor que une a Laura à sua família. Rogamos a Jesus abençoá-los e iluminá-los.

      Excluir
  38. Vi alguns comentário e relatos sobre aborto espontâneo de 6/7 semanas... Só que comigo foi um pouco mais pesado e estou buscando respostas, a dor ainda se encontra muito presente em mim e está difícil de aceitar. Perdi com 5 meses de gestação, apenas houve um óbito fetal constatado através da ultrassonografia. Antes mesmo deu engravidar eu tinha total certeza que teria um menino, foi uma gestação conturbada porém o bebê era saudável, e aparentemente esse bebê carregava muitos propósitos pois mudou a minha vida e de muitas pessoas ao redor, pelo tempo de gestação eu tive que ter um trabalho de parto induzido mesmo que com bebê morto, e assim foi feito, após toda a dor, quando foi feito, veio a notícia, era mesmo um menino. Não estou conseguindo aceitar e nem entender o porquê desse propósito ter sido interrompido...

    ResponderExcluir
  39. Sonhei a anos atras que caminhava numa rua com o meu marido, quando passamos em frente a uma casa que tinha a placa Bezerra de Menezes havia um senhor que nos convidou a entrar em tomar um passe, aceitamos e entramos, havia duas pessoas na casa, uma mulher e um homem, a mulher que me deu o passe, me perguntou se podia rezar na minha barriga, disse que sim no sonho, ela orou e enquanto ela orava eu sentia um dor como se ela tivesse limpando meu ventre. no final ela disse para mim e para o meu marido, o Gabriel está vindo. SE passaram anos e eu engravidei. MInha gestação correu bem até as 12 semanas aonde começou aparecer probleminhas no meu bebê e a cada Ultrassom que fazia era um golpe que recebia com as noticias, meu bebê tinha varias mal formações e tive uma gravidez de risco e desdas 12 semanas os medicos me disseram que ele não sobreveria. Com 20 semanas ele veio a obito, foram 2 meses de dor. fico me perguntando se o sonho tem alguma relação com tudo que aconteceu.

    ResponderExcluir
  40. Boa noite!

    Em agosto de 2019 tive realizei uma curetagem pois meu bebê de 6 semanas tinha parado de se desenvolver.
    Hoje tenho engravidar mas o medo do que possa acontecer me toma conta.
    Em alguns momento me torno descrente... Em alguns momento não quero compreender apesar de acreditar na doutrina.
    Quero mas tenho medo, quero mas a insegurança me consome.
    Cheguei a me revoltar contra meu bebê, admito que estou errada em pensar assim, mas agora com suas palavras no qual informam que posso ter servido para fazer o bem para esse espírito é de uma forma confortante. Mesmo assim o medo toma conta de mim. Medo de não conseguir engravidar, se conseguir, não levar a gestação até o final.

    ResponderExcluir
  41. Perdi meu BB com 6 semanas, não consegui entender nada. Por favor me ajudem. Meu BB tinha um espirito? Onde ele está agora? Ele sente algo? Estou aflita.

    ResponderExcluir
  42. Hj tenho 31 anos. Formado em 2 faculdades e desempregado a 5 anos. Nenhuma empresa se interessou por mim nos ultimos anos. Alias minha vida nunca deu certo. Apanhei e fui muito humilhado. Nunca entendi a minha vida. Ja fui em diversos centros e nunca encontrei respostas. Minha irma fez a condtelação e segundo ela eu fiquei mudo toda a sessão. Os realizadores descobriram que os 2 fetos que sofreram aborto antes de mim estavam me prejudicando, estavam me puxando para baixo. Eu assisti o livro dos espiritos onde havia praticamente o mesmo fato. Eu nao sei oq fazer e aonde buscar ajuda. Só sei que a minha vida não anda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Daniel, todos nós recebemos nova oportunidade no mundo de matéria densa com o objetivo de fazermos o Bem. Isso não impede de enfrentarmos aflições, as quais sempre visam a nos oferecer oportunidades de aprendizado, em especial da resignação, que consiste em fazermos nosso melhor e rogarmos a Deus tratar do que esteja fora de nosso alcance.

      Considerando sua Saúde global, é importante elevar a frequência de vibração dos pensamentos, não se sujeitando a que qualquer agente externo se consolide como causa de suas aflições e, além de pedir a Deus que lhe inspire para resolver seus desafios, sempre lembrar de agradecer pelos inúmeros bens que lhe oportunizou nestes 31 anos na Terra e nos milhares, se não milhões de anos de vida que você já teve, com você tendo superado momentos tão ou mais dificultosos que o atual, permitindo ver a vida em perspectiva e dando coragem para jamais desanimar.

      Algumas ações que podem ser implementadas:
      • Buscar um trabalho voluntário, ainda que seja feito remotamente nesta época de pandemia. Ajudar o próximo é o principal remédio para todas as nossas aflições;
      • Buscar fazer terapia. Reestruturar os pensamentos que nos façam mal é fundamental;
      • Fazer o Evangelho no Lar, um procedimento simples, semanal (nesta época de pandemia, temos feito diariamente), sempre nos mesmos dia e hora, o qual consiste de uma prece de abertura; depois da leitura e meditação sobre um trecho de "O Evangelho Segundo o Espiritismo" e alguma boa obra de autoria já bastante estudada e consagrada (por exemplo, André Luiz, Emmanuel, Joanna de Ângelis etc.); e, após (e esta parte é importante) de uma prece de irradiação, agradecendo pela vida e por todos os aprendizados e desafios encontrados, pedindo que Jesus e os Espíritos de Luz que assistem ao nosso Mestre e a você mesmo (pois você sempre está amparado por seu anjo de guarda, e a prece aumenta a sintonia para receber suas inspirações) abençoem a todos de sua família, encarnados e desencarnados, bem como a todos que se encontrem enfermos, privados da liberdade, em situações aflitivas e a toda Humanidade. Este treino de sintonia elevada lhe oportunizará praticar o recebimento de energias e inspirações saudáveis. Fizemos alguns apontamentos sobre o Evangelho no Lar na postagem http://licoesdosespiritos.blogspot.com/2010/03/evangelho-no-lar-e-no-coracao.html .

      Fique com Deus, pois Ele está sempre com você.

      Excluir
  43. Olá me chamo Jackeline conheço pouco da doutrina espírita e sempre que posso frequento,no dia 25 de Janeiro faltando um dia pra 21 semanas sofri um aborto espontâneo e descobri naquele momento de tanta dor que era um menino o nosso sonho meu é toda minha família eu não pude me conter,desabei naquele momento.Mas sabe eu confiei em Deus e clamei a todo momento por ele e ele não me desemparou eu agradeço a Deus embora com meu coração partido em mil pedaços.Estou lutando e pedindo forças a deus,pois tenho uma filha de 8 anos que precisa de mim.Com Deus somos mais que vencedores!

    ResponderExcluir
  44. Dia 28/02 tive meu aborto espontâneo, descobri que estava grávida dia 10. Dia17 fiz uma ultrassom e descobri q estava com 5 semanas.Foi uma alegria imensa minha filha de 7 anos ao descobrir foi emocionante ela chorou e nos três eu, meu marido e minha princesa estávamos muito feliz com o nosso bb todos os dias ela conversava na minha barriga. meu marido chegava e já beija e conversa com bb. No dia 23 começou meu sangramento corri 4 vezes ao hospital até fazerem uma nova ultra depois de oito dias da primeira descobri que meu bebê não evoluiu e o sangramento já era parte do aborto. Está sendo muito doloroso repasso tudo q fiz achando que fiz algo de errado, ontem sofri a dor de velo sair de mim, eu durmo e acordo chorando pq não entendo oque ouve, mas não sou capaz de questionar a vontade de Deus, meu bb foi muito amado no tempo que esteve em meu ventre e quando ele estiver preparado pra retorna estarei aqui pronta pra dar todo amor do mundo, Há Deus sou grata por me permitir cuidar desse espírito por um tempinho eu vou amar ele enquanto eu viver.

    ResponderExcluir
  45. Eu estava com 9 semanas. Já tenho um filho de 05 anos. A Primeira Gravidez foi super saudável e essa segunda tudo estava indo bem, os primeiros exames forma excelentes. Mas antes de dormir, antes de ontem qdo fui fazer xixi e me limpei saiu uma pequena mancha de sangue, no outro dia cedo fiz uma ultra e fui informada que desde o 7 mês o bebê tinha parado de crescer... sem batimentos... meu mundo foi ao chão. Vim fazer o procedimento no hospital, é um procedimento extremamente doloroso... muitas dores mesmo. Agora estou melhor m, sem dores, mas com o psicológico bem abalado. Ficamos tentando entender o que erramos... estou me pegando com Deus Para tentar entender os propósitos dele... aceitar... e tentar ser uma pessoa melhor de alguma forma. Esse pequeno ser foi amado intensamente por 9 semanas. E para sempre fará parte da nossa família, será nosso anjinho. Que Deus nos proteja, e proteja cada um de vcs q tbm estão vivendo a mesma situação.

    ResponderExcluir
  46. Olá tive 3 abortos e o último foi no 17/03 estou inconformada pois ouvi o coraçãozinho 2 vezes e estava tudo certo, tenho trombofilia , usei os anticoagulante direitinho e minha alegria durou pouco e perdi com 6 semana e 5 dias, estou atrás de resposta é peço a Deus misericórdia de mim, não sei o que eu fiz e procuro resposta me ajudem, não se vou suportar outras gravidez .

    ResponderExcluir
  47. Eu já perdi uma menina com 9 meses de gestação, foi muito doloroso, depois tive um menino , correu tudo bem ele tem 16 anos hoje. Mas engravidei novamente estava muito feliz pois um casal de gêmeos, tive uma infeção no líquido aminiotico que fez com que eu perdesse o menino e tiraram a menina as pressas com 24 semanas. Ela está na uti lutando para sobreviver , pesou 635 gr, estou orando muito por ela. E estou muito abalada procurando respostas para tudo isso.

    ResponderExcluir

Olá! Divida conosco seus estudos e opiniões!