segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Talismãs, pensamento e atração

Talismã significa “objeto de forma e dimensões variadas, ao qual se atribuem poderes extraordinários de magia ativa, possibilitando a realização de aspirações ou desejos.” [1]. Desta forma, não se pode admitir que um objeto, por si só, tenha esse poder. O próprio Codificador, na questão 554, em “O Livro dos Espíritos” [2], ratifica esse entendimento, ao indagar: “Não pode aquele que, com ou sem razão, confia no que chama a virtude de um talismã, atrair um Espírito, por efeito mesmo dessa confiança, visto que, então, o que atua é o pensamento, não passando o talismã de um sinal que apenas lhe auxilia a concentração?” Os Espíritos superiores responderam que da “pureza da intenção e da elevação dos sentimentos depende a natureza do Espírito que é atraído”. E complementam que “muito raramente aquele que seja bastante simplório para acreditar na virtude de um talismã deixará de colimar um fim mais material do que moral.”


Ainda sobre esse tema, Kardec discorre sobre uma determinada medalha, na “Revista Espírita de setembro de 1858” [3]: “Quem quer que tenha estudado racionalmente a natureza dos Espíritos não poderá admitir que, sobre eles, se exerça a influência de formas convencionais, nem de substâncias misturadas em certas proporções; seria renovar as práticas do caldeirão das feiticeiras, dos gatos negros, das galinhas pretas e de outros sortilégios. Não podemos dizer a mesma coisa de um objeto magnetizado que, como se sabe, tem o poder de provocar o sonambulismo ou certos fenômenos nervosos sobre o organismo. Nesse caso, porém, a virtude do objeto reside unicamente no fluido de que se acha momentaneamente impregnado e que assim se transmite, por via mediata, e não em sua forma, em sua cor e nem, sobretudo, nos sinais de que possa estar sobrecarregado. Um Espírito pode dizer: “Traçai tal sinal e, à vista dele, reconhecerei que me chamais, e virei”; nesse caso, todavia, o sinal traçado é apenas a expressão do pensamento; é uma evocação traduzida de modo material. Ora, os Espíritos, seja qual for a sua natureza, não necessitam de semelhantes artifícios para se comunicarem; os Espíritos superiores jamais os empregam; os inferiores podem fazê-lo visando fascinar a imaginação das pessoas crédulas que querem manter sob dependência. Regra geral: para os Espíritos superiores a forma nada é; o pensamento é tudo. Todo Espírito que liga mais importância à forma do que ao fundo, é inferior e não merece nenhuma confiança, mesmo quando, vez por outra, diga algumas coisas boas, porquanto essas boas coisas freqüentemente são um meio de sedução.”

Kardec continua, em outro trecho do mesmo artigo: “Entretanto, para edificação do proprietário da medalha, e para um melhor aprofundamento da questão, na sessão de 17 de julho de 1858 pedimos a São Luís, que conosco se comunica de bom grado sempre que se trata de nossa instrução, que nos desse sua opinião a respeito. Interrogado sobre o valor da medalha, eis qual foi sua resposta: “Fazeis bem em não admitir que objetos materiais possam exercer qualquer influência sobre as manifestações, quer para as provocar, quer para as impedir. Temos dito com bastante frequência que as manifestações são espontâneas e que, além disso, jamais nos recusamos a atender ao vosso apelo. Por que pensais que sejamos obrigados a obedecer a uma coisa fabricada pelos seres humanos?”

Conclui-se então que os Espíritos são atraídos não por objetos/talismãs e sim pelo pensamento.

A respeito do tema, veja também as postagens Sintonia espiritual, Penetração do pensamento pelos Espíritos, A lembrança dos sonhos, Mediunidade, Inspiração e Faixas, neste blog.


Bons estudos!
Carla e Hendrio


Referências:
1. HOLANDA, Aurélio Buarque de. “Novo Dicionário Eletrônico Aurélio”. Versão 5.0 de 2004. Positivo Informática. Talismã.
2. KARDEC, Allan. “O Livro dos Espíritos”. 1ª ed. Comemorativa do Sesquicentenário do lançamento de O Livro dos Espíritos. Rio de Janeiro, RJ: FEB. 2007. Questão 554.
3. KARDEC, Allan. “Revista Espírita de setembro de 1858”. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. Rio de Janeiro, RJ. FEB 2004. "Os Talismãs".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Divida conosco seus estudos e opiniões!