domingo, 25 de outubro de 2009

Os Espíritas e o Movimento Espírita

Espíritas, antes de tudo, são seres humanos, Espíritos em processo de aperfeiçoamento como os ateus, católicos, budistas e seguidores de toda crença ou ausência dessa, com cuja evolução seus circunstantes, a sociedade em que vivem e, por conseguinte, o Planeta onde ora habitam também evoluirão. Antes de tudo, a primordial missão dos espíritas e de todos os seres vivos é evoluir, se melhorar. Assim posiciona a Benfeitora Joanna de Ângelis [1] em sua assertiva: “quando alguém se eleva, com ele se ergue toda a Humanidade”.


Importa não confundir a missão dos espíritas com a missão do Espiritismo. A apostila “Movimento Espírita”, da Federação Espírita Brasileira [2] esclarece, como missão dos espíritas, que “todo aquele a quem a luz da Doutrina Espírita já iluminou tem o indeclinável dever de aproveitar integralmente as possibilidades que o Senhor da Vinha lhe concede, para estender a luz do conhecimento e do amor, com simplicidade e eficiência, desprendimento e sinceridade.” Os espíritas são responsáveis pelo Movimento Espírita. Este, “(...) por ser movimento livre de pessoas e instituições humanas, sem obrigações de obediência compulsória a hierarquias religiosas que não possuímos, não goza da mesma imunidade [da Doutrina Espírita], exigindo, em razão disso, de cada espírita em particular, e de cada grupo ou instituição espírita, uma vigilância permanente, no mais alto sentido, para que nenhuma deturpação comprometa a pureza dos ideais que abraçamos. (...) A razão de ser do Movimento Espírita só pode ser a divulgação e a prática da Doutrina Espírita. É nesse sentido que todas as potencialidades dos espíritas devem ser canalizadas para a difusão e a vivência do Evangelho Redivivo, à luz da imortalidade e da reencarnação, da justiça perfeita e do inesgotável amor divino.”

Emmanuel [3] exorta que “(...) não devemos especificar os deveres do espiritista cristão, porque palavra alguma poderá superar a exemplificação do Cristo, que todo discípulo deve tomar como roteiro da sua vida.”


A respeito de missões, leia também, neste blog, a postagem “Espíritos missionários”. Ainda sobre o Movimento Espírita, leia a postagem “Pactos”.

Bons estudos!
Carla e Hendrio



Referências:

1. FRANCO, Divaldo P. "Leis Morais da Vida". Pelo Espírito Joanna de Ângelis. 10.ed. Salvador, BA: LEAL. 2000. Capítulo 32.
2. FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA. Apostila “Movimento Espírita”. Brasília, DF: FEB, 1996. p. 2-3.
3. XAVIER, Francisco Cândido. “O Consolador”. Pelo Espírito Emmanuel. 25. ed. Rio de Janeiro, RJ: FEB, 2004. Questão 362.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Divida conosco seus estudos e opiniões!